O que é o Home Staging?

Ao contrário do que se possa pensar, o Home Staging ou a “encenação da casa” é mais do que preparar a casa para a venda.

Encenar (Staging) é o que fazemos para preparar o imóvel de forma que agrade a quem veja e pretende comprar: retirar excessos, organizar e decorar. 

É sobre ilusões. É sobre criar sentimentos.

É fazer com que a casa pareça maior, mais brilhante, mais limpa, mais quente e mais amorosa despertando, no comprador, a vontade de morar naquele lugar. É sobre vestir a casa que está à venda.

A qualidade fotográfica, a limpeza e a organização registrados nas fotos dos ambientes do imóvel e ser negociado são de primordial importância, principalmente nos dias de hoje, quando a grande maioria dos compradores busca imóveis para compra ou locação através dos sites na internet.

Estudo da Real Estate in a Digital Age 2018 Report mostra que 87% dos entrevistados da geração millenials (pessoas nascidas a partir dos anos 80) usam as fotos para encontrar um imóvel.

Dados do Mercado Imobiliário:

Uma pesquisa da National Association of REALTORS® descobriu que quanto mais tempo um imóvel permanece no mercado, mais o preço cai. 

=> Imóveis vendidos nas primeiras 4 semanas custaram em média 1% a mais do que o preço de mercado; 

=> 4 a 12 semanas, em média 5% a menos; 

=> 13 a 24 semanas em média 6,4% a menos; e 

=> 24 semanas, em média, queda de 10% no valor de lista. 

=> O ditado de que tempo é dinheiro também se aplica aqui: de acordo com o HomeAdvisor, casas encenadas ficam entre 33% e 50% menos tempo no mercado.

Existem 3 tipos de serviços que o profissional de HS pode oferecer:

 

1 – CONSULTORIA (Geralmente a consultoria leva em torno de 2h)

Os profissionais fazem uma visita de avaliação no imóvel.

Nesta visita identificam pontos de melhoria, redução de excessos, reparos a serem executados e acessórios que podem ser utilizados para a sessão de fotos da imobiliária.

Esta Consultoria de Home Staging tem seu valor de investimento mais baixo e pode gerar ou não um relatório detalhado.

O valor depende do tamanho e das condições do imóvel. Além das taxas de consultoria, o cliente deve estar preparado para pagar por reparos que se façam necessários: pintura, consertos etc.

2 – O DIA DA ENCENAÇÃO 

 Além da visita de avaliação e consultoria (com ou sem relatório), o proprietário pode optar por marcar um dia de ENCENAÇÃO do imóvel.

 No dia do “home staging” as profissionais trazem um vasto arranjo de itens. A forma como são utilizados é limitada apenas pela criatividade e visão do organizador: Espelhos, Plantas, Flores, Luminárias, Tapetes, Travesseiros, roupas de cama e banho, cestas etc.

Mas vai além de utilizar peças decorativas. Algumas ações: 

  • despersonalização do local;
  • organização;
  • fazer parecer um lar onde o potencial comprador se veja
  • acompanhar a sessão de fotos

O valor de investimento é um pouco mais alto do que o da consultoria

3 – Home Staging CENOGRÁFICO (IMÓVEIS VAZIOS)

Serviço que consiste em decorar, de forma parcialmente cenográfica, ambientes disponíveis para serem habitados novamente.

A ideia é que com os espaços preenchidos por móveis – grande parte deles confeccionados em papelão – e objetos decorativos, o cliente tenha uma noção mais clara e real de como poderá aproveitá-los no futuro, caso feche negócio.

É uma alternativa mais acessível para quem deseja acelerar a venda ou locação de um imóvel.

Misturamos móveis cenográficos e também móveis reais, e apostamos em uma decoração moderna e funcional.

Dessa forma, facilitamos a conexão dos potenciais compradores/locatários com o imóvel e deixamos de lado a frieza dos imóveis vazios, tudo isso com o objetivo final que é uma negociação rápida e sem prejuízos!

Primeiro precisamos entender as necessidades do cliente, analisar o imóvel e estudar o público alvo.

Após esse primeiro levantamento fazemos uma proposta de layout e apresentamos o nosso orçamento para mobiliar e decorar os espaços. 

Fazemos a montagem em alguns dias.

Um contrato de locação de toda a mobília e decoração é feito pelo período mínimo de 30 dias. 

Após esse prazo, o cliente passa a pagar uma pequena mensalidade para manter os móveis e decoração no imóvel até a que a venda ou locação se concretize.

O valor de investimento do Home Staging Cenográfico pode ficar entre 0,5 e 1% do valor do imóvel, dependendo do volume do acervo a ser utilizado.