Guarda-Roupa: Organizando por Cores

Como organizadora profissional eu garanto que já passei horas organizando guarda-roupa por cor.  A razão pela qual fazemos isso nos armários dos clientes não é só porque parece bonito quando está terminado (o que definitivamente acontece). Mas criar blocos de cores em um guarda-roupa é muito mais funcional do que bonito.

O objetivo principal de qualquer organização (de guarda-roupa, documento, despensa etc) é configurar um espaço para que o cliente encontre o que quiser, quando quiser. Os melhores sistemas permitem encontrar o que você procura de maneira rápida, fácil e sem pensar muito. Voltando ao guarda-roupa: Você já se deparou com um item em seu armário e pensou: “Eu esqueci que isso estava aqui”?

Organizar seus armários e gavetas por cores reduz drasticamente a probabilidade de isso acontecer! Eu juro. Fora isso temos vários outros motivos.

BENEFÍCIOS DA ORGANIZAÇÃO POR CORES

A organização do seu guarda-roupa por cores facilita a localização das roupas que você procura, coordena suas roupas na hora de criar o look do dia ou montar uma mala de viagem, e cria uma ordem que é profundamente agradável ​​aos olhos. Há também outro excelente motivo para organizar seu guarda-roupa por cores: saber que você não precisa de outra blusa branca de manga comprida. Se suas roupas não estiverem organizadas por cor você simplesmente não sabe o que já possui. Sabe o que isso significa? Que você comprará outra bem parecida (senão igual) com as que já possui. Isso se traduz em ECONOMIA DE DINHEIRO, TEMPO E ESPAÇO!

como organizar seu guarda-roupa por ordem de cor

Existem várias formas de escolher a paleta de cores para organizar seu guarda-roupa.  Mas algumas são mais utilizadas.

CAIXA DE LÁPIS DE COR

Algumas Organizadoras Profissionais dão a seguinte dica: organize por cor simplesmente olhando para uma caixa de lápis de cor. Eu não gosto muito desta ideia, porque cada caixa vem com uma configuração diferente. Pesquisando na internet encontrei algumas variações:

   Resultado de imagem para color pencil box

Aí ficamos sem saber o que escolher… Se você curte, ótimo! Escolha uma paleta e mãos à obra.

Sistema VLAVAIV

 

“Vermelho lá vai violeta”, em que l, a,v, a,i representam a sequência laranja, amarelo, verde, azul, índigo.  Ou seja, organize pelas cores do ARCO-ÍRIS.

  

Muitas pessoas acreditam que essa é a melhor maneira de usar uma paleta de cores no guarda-roupa pois é fácil de lembrar e oferece maior contraste entre os grupos. Mas você terá que decidir o melhor lugar para preto, branco, pardos e cinzas.

Do claro para O escuro

Comece com o branco e gradualmente vá até as cores mais escuras, até o preto.  Isso pode ser feito da esquerda para a direita, ou da direita para a esquerda. Você decide.

 

CÍRCULO CROMÁTICO

Segundo a Wikipédia,  o Círculo Cromático é composto por 12 cores: as três primárias, as três secundárias e as seis terciárias. Este instrumento é utilizado na hora de compor ilustrações coloridas, é um guia rápido com oa qual podemos identificar facilmente as cores complementares, as análogas, as meio-complementares e outras combinações harmônicas possíveis que nos ajudam a descobrir combinações, comparações etc.

Classificação das cores que compõem o círculo cromático:

  • Cores primárias: azul, vermelho e amarelo.
  • Cores secundárias: verde, laranja e violeta.
  • Cores terciárias: Roxo-avermelhado, Laranja-avermelhado, Laranja-amarelado, Verde-amarelado, Verde-azulado, Roxo-azulado.

Usar o círculo cromático pra organizar seu guarda-roupas pode ser um pouco mais complicado, pois se baseia nas combinações entre as cores. Você pode ordenar por diversas combinações. Encontrei um artigo bem legal sobre Círculo Cromático aqui neste link.

Mas eu acho muito complicado e se você curte essas coisas, eu sugiro que procure um especialista nisso. Conheço uma Consultora de Imagem SENSACIONAL aqui no Rio de Janeiro. O nome dela é Alexandra Bastos e você consegue contato por AQUI

ORGANIZAR POR COR: Use estes 5 passos simples:

Passo 1

Comece separando as roupas por CATEGORIAS: camisas de manga curta, camisas de manga longa,  vestidos, calças etc.

Passo 2

Depois de categorizar os itens semelhantes, comece a classificar por cor. Agrupe todos os azuis, por exemplo. 

Passo 3

Escolha o seu método de codificação de cores, conforme mostrei acima.

Passo 4

Para roupas estampadas, basta determinar a cor dominante. Você pode até querer criar uma seção apenas para roupas estampadas, de modo que você não apenas codifique em cores o seu armário por cor, mas também por sólidos e impressões.

Passo 5

Experimente. Descubra o que funciona melhor para você. Não há regras definidas quando se trata de codificação de cores de um guarda-roupa. Saiba qual método de codificação de cores fica melhor para você e qual método será mais fácil para você manter.

____________________________________

Você ficará tão orgulhosa do seu guarda-roupa! Divirta-se organizando seu guarda-roupas por cores e tenha uma ótima semana!

Ou, se preferir, pode me chamar pra ajudar! Colocando a mão na massa ou só te dando uma consultoria, sempre tem um pacote que cabe no seu bolso.

AQUI você aprende um pouco mais sobre os meus serviços!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *