Geladeira: Como conservar os alimentos

Manter a geladeira organizada é fundamental para a economia. Economia de dinheiro, pois o aproveitamento dos alimentos é maximizado evitando o desperdício, e economia de tempo, pois você sabe exatamente onde buscar o que precisa.

Geladeira organizada:

Resultado de imagem para organizing fridge

Para conservar os alimentos na geladeira, devemos observar o seguinte:

Antes de guardar os alimentos, a primeira coisa a se verificar é na hora da compra: A DATA DE VALIDADE E AS CONDIÇÕES DE ARMAZENAMENTO!

Tomado este cuidado, é necessário saber a forma correta de guardar os alimentos na geladeira:

  1. Alimentos que devem ser guardados imediatamente: laticínios (queijos, requeijões, iogurtes), carnes, peixes, ovos, verduras e frutas.
  2. Alimentos que serão congelados: precisamos verificar as orientações das embalagens.  Após descongelados não volte a congelar qualquer alimento pronto ou in natura.
  3. Mantenha em recipientes fechados os líquidos: sucos e leite, por exemplo. Tempo de armazenagem de 2 a 3 dias.
  4. Entrando na discussão. O lugar mais adequado para manter os ovos não é na porta: diz-se que as variações de temperatura pela abertura da porta prejudicam a conservação. No entanto, outros estudos descartam esta condição. Portanto, decida você mesma!
  5. Para conservar os alimentos já preparados não é necessário esperar esfriar completamente antes da refrigeração. Coloque em um recipiente adequado e deixe na geladeira (sem tampa) até esfriar completamente. Depois, é só tampar e lembrar de consumir em, no máximo, 2 ou 3 dias.
  6. Nunca guarde alimentos nas latas originais após serem abertas! Transfira tudo o que não foi utilizado na preparação para recipientes de vidro ou plástico bem fechados. Pode manter na geladeira por até 5 dias.
  7. Frutas já abertas podem ser guardadas na geladeira protegidas por filme plástico. Isso evitará a oxidação da fruta. Ou podem ser picadas e acondicionadas em recipientes fechados. Consumir em 24 horas.

 

O QUE VAI EM CADA LUGAR DA GELADEIRA

– Laticínios, frios e carnes (sempre bem embalados), devem ser colocados na prateleira superior, onde a temperatura é mais baixa.

– Sobras de refeições devem ser colocados em potes bem fechados e colocados nas prateleiras do meio da geladeira.

– Frutas, legumes e verduras devem ser guardados nas prateleiras mais baixas e no gavetão inferior, onde a temperatura é um pouco mais alta. Se quiser lavar esses alimentos antes de guarda-los, certifique-se de que estejam completamente secos antes de irem para a geladeira.

Dica: para as geladeiras do tipo Inverse, inverta também o ordem das prateleiras. O que na geladeira comum vai em cima, na Inverse vai embaixo.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *