Árvore de Natal: Como decorar em 8 passos

A tradição

Decorar uma árvore de Natal é uma tradição em muitos lares, embora a decoração da árvore de Natal como a conhecemos hoje não tenha ganhado popularidade na América até o final do século XIX.

As decorações iniciais eram principalmente enfeites caseiros e guirlandas de pipoca tingidas, mas as decorações de hoje incluem tudo, desde enfeites de souvenir a artesanato infantil.

Alguns dizem que o dia certo para montar a árvore de Natal é 30 de novembro, data que marca o início do tempo do advento para a Igreja Católica. Outros elegem o dia 6 de dezembro, dia dedicado a São Nicolau, nosso querido Papai Noel. Já o dia de desmonte é unânime: Dia de Reis, em 6 de janeiro.

A seguir, nossos 8 passos simples para decorar uma árvore de Natal como um profissional.

Como decorar sua árvore de natal como um profissional

Ter uma árvore linda não tem que ser um trabalho árduo. Tudo o que precisamos é entender como os elementos funcionam juntos. Divida a tarefa nos passos abaixo e você acabará com uma árvore de Natal que parece ter sido decorada profissionalmente! O segredo para decorar uma bela árvore de Natal é simples: decore em camadas!

Os passos

 

Passo 1 – Escolha uma boa localização

Se sua árvore é artificial, você precisa considerar onde colocar a árvore, especialmente se o espaço é pequeno em sua casa. O ideal é ficar perto de uma tomada, evitando a necessidade de extensões.

Passo 2 – Abra as hastes dos galhos

Distribua esses ramos. A intenção aqui é ter uma árvore com aparência completa e bem distribuída. Preencher os espaços vazios o máximo possível movimentando os galhos em todas as direções. Nem que isso leve 1 hora!

Passo 3 – Pendure as Luzes da Árvore de Natal

O primeiro passo para começar a decorar a árvore, depois da preparação, é adicionar as luzes. As luzes das árvores geralmente vêm em fios de arame verde ou branco, embora você também possa encontrar outras variações. Escolha a cor que corresponde à sua árvore para que o fio fique oculto. Iluminar sua árvore de dentro para fora dará a aparência mais dinâmica.

Dica Importante! Certifique-se de que as luzes estejam funcionando antes de colocá-las. Já imaginou o trabalhão que seria colocar tudinho e na hora de acender não estarem funcionando? Ninguém merece! 

Verificado o funcionamento das luzes, comece de cima para baixo, tecendo o fio ao redor de cada ramo principal e deixando cerca de 15 centímetros entre as voltas.  Alguns especialistas recomendam cerca de 170 lâmpadas por metro de árvore. Faça seus cálculos! E lembre: quanto mais, melhor!

Alguns tipos de luzes para escolher quando decorar sua árvore:

  • Luzes incandescentes tradicionais: Estas luzes, que vêm em uma variedade de tamanhos e cores, são o tipo mais popular. Eles aquecem os galhos de uma árvore de verdade e pode queimar as folhas.
  • Luzes LED: Estas são mais recentes que as tradicionais lâmpadas incandescentes e não produzem calor. São mais caras, mas são à prova de fogo e completamente seguras.
  • Globos de luz: Estas são redondas e vêm em vários tamanhos. Eles se parecem com bolas de cores na árvore, e enquanto eles têm um brilho mais suave do que mini luzes, a luz que eles produzem cobre uma área maior na árvore.

Experimente diferentes esquemas de iluminação até encontrar um que goste; Não há problema em misturar e combinar luzes. Por exemplo, um fundo de luzes brancas ou claras pode ser destacado com fios de luzes coloridas que envolvem as áreas externas da árvore.

Passo 4 – Escolha um esquema de cores

Escolher cores que combinem bem ou ter um tema pode ser uma parte fundamental. Em caso de dúvida, atenha-se a um esquema simples. Vermelhos, verdes e dourados se encaixam no estilo tradicional do Natal. Luzes amarelas e brancas como LEDs podem dar uma tonalidade mais azul. Para um look de inverno escolha prata, azuis e roxos. Para uma árvore mais minimalista, olhe para as decorações em branco e prata.

Passo 5 – Adicione a guirlanda da árvore de Natal

 Também chamados de festões, eles ajudam a “completar” a estrutura da árvore e dar um toque final. Comece no topo da árvore e, lentamente, aumente a quantidade entre cada camada enquanto percorre os galhos.  Para evitar um ar pesado em sua árvore, decore com uma variedade de guirlandas. Guirlandas de contas finas ficam melhor penduradas de galho em galho; festões mais espessos ficam melhores envoltos em toda a árvore. Fitas também são uma alternativa popular. Enrole frouxamente uma fita larga e padronizada ao redor da árvore inteira em faixas horizontais. Para finalizar, tente fazer grandes laços com a mesma fita similar e decore os galhos.  Você também pode usar as fitas verticalmente na árvore, criando fluxos em cascata do topo da árvore até a base, prendendo as extremidades no topo da árvore e prendendo ao redor do tronco na base.

Passo 6 – Pendure os Enfeites de Árvore de Natal

O passo final na decoração de sua árvore é pendurar os enfeites.  Para mostrar seus ornamentos favoritos, coloque-os em posições privilegiadas na árvore.

Dica: Se você encontrar um enfeite que você gosta, sugerimos comprá-los em múltiplos de três, porque isso dará equilíbrio à sua árvore.  

Em seguida, pendure os enfeites maiores, espaçando-os uniformemente ao redor da árvore. Preencha os espaços com ornamentos de tamanho médio e pequeno. Certifique-se de pendurar alguns enfeites mais perto do tronco para criar profundidade. Termine de decorar a árvore adicionando itens especiais, como pingentes. Nunca jogue fora enfeites antigos, pois eles podem se adequar ao seu esquema de cores.  Importante: não adorne a sua árvore com todas as decorações que tiver – seja seletivo.

 

Passo 7 – a saia da base da árvore

A menos que você queira que todos vejam a fiação e o suporte da árvore, você precisa de uma. Se não se importa, pode pular esse passo.

Passo 8 – Topo

Agora para o toque final de sua obra de arte – o enfeite do topo da árvore de Natal! As opções tradicionais têm suas raízes na religião – a estrela representando a Estrela de Belém que guiou os Três Reis até o menino Jesus, enquanto o anjo simboliza os anjos que anunciaram o nascimento de Jesus aos pastores. Se você não está interessado nesses, há muitas outras opções no mercado para todos os gostos. Dica: Evite colocar um enfeite muito pesado no topo! 

E então? Preparados para montar a árvore de Natal? Agora só faltam os presentes!

Com esse guia passo-a-passo ficou mais fácil, não é? E prepare-se! Porque vai ter post falando sobre a desmontagem e os cuidados para guardar os enfeites!

Mãos à obra e Feliz Natal!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *