22 dicas e truques para a Limpeza da Primavera!

Chegou a primavera, estação das flores, do frescor, da sensação de recomeço… Vontade de dançar pela casa… não, espera.

Mas e se o seu armário parece entulhado, sua geladeira cheira mal e os seus ladrilhos parecem ter 100 anos… O que fazer?

Uma limpeza profunda e eficaz é o primeiro passo para renovar a energia da casa e dar boas-vindas à primavera. Vamos lá? Confira a seguir nossas 23 dicas e segredinhos para a casa:

1 – Desinfete sua esponja no microondas

Não estamos brincando! Limpe rapidamente a sua esponja e elimine as bactérias experimentando esta dica: Encha a esponja com água, coloque-a no prato de vidro do microondas e aqueça por dois minutos. Voilà: 99% das bactérias se foram.

2 – Limpe seu aspirador de pó e acessórios

Basta um pano úmido e detergente neutro. O correto é limpá-lo uma vez ao mês, mas nós, meros mortais, podemos usar um pano úmido e detergente neutro para limpar qualquer sujeira do dispositivo desconectado. A limpeza de acessórios especiais pode ser feita com água morna e um pouco de detergente. Para os acessórios com cerdas, use um pano de algodão úmido. Em seguida, seque com cuidado com uma toalha limpa. E não se esqueça de trocar o saco de papel!

3 – Desinfete seu esfregão com vinagre.

Comece enxaguando o esfregão até que a água corra. Em seguida, coloque o esfregão em um balde com 1-2 litros de água, seguido por uma xícara de vinagre. Depois de deixar de molho por 15 minutos, enxágue com água novamente e deixe secar ao ar.

4 – Bata sua vassoura.

Um meio eficaz de limpar sua vassoura é batendo-a completamente contra uma superfície dura (parede, poste). Que, como bônus, é bastante terapêutico.Depois, mergulhe a vassoura em um balde cheio com água morna e sabão por 30 minutos. Em seguida, enxágüe e seque com um pano ou coloque-o no chuveiro.

5 – Procure panos de limpeza reutilizáveis e ecológicos de microfibra.

Use-os para remover sujeira, poeira, graxa, óleo, sujeira e mais de 99% das bactérias de qualquer superfície rígida. Bônus: Eles duram até 300 lavagens de máquinas, o que os torna uma alternativa ecologicamente correta às toalhas de papel.

6 – Limpe sua geladeira.

Use uma mistura natural de duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio com um litro de água quente. Mergulhe uma esponja na mistura e limpe o interior da geladeira. Limpe as superfícies novamente com um pano úmido separado e seque com uma toalha.Aviso: Evite sabão e detergentes, que deixam odores que a comida pode absorver.Dica: Odores estranhos de comida velha? Espalhe grãos de café frescos em uma bandeja e deixe-os dentro da geladeira até que o odor se dissipe.

7 – Descongele seu freezer rapidamente.

Os profissionais de limpeza doméstica têm um rápido processo de cinco etapas para descongelar seu freezer: Desconecte sua geladeira ou freezer e remova todos os alimentos congelados. Forre a parte inferior do freezer com toalhas de papel. Encha uma tigela ou duas com água fervente e coloque-as sobre as toalhas de papel. Feche a porta do freezer. O vapor das tigelas derreterá o gelo. E, caso você esteja se perguntando, as toalhas de papel absorverão a umidade. Limpe o congelador com uma esponja e aquela receitinha da geladeira ali em cima.

8 – Use uma alternativa ecológica para limpar seu forno.

Prepare uma pasta de vinagre e bicarbonato de sódio. Aplique-o em qualquer mancha, deixe descansar por pelo menos uma hora (de preferência durante a noite) e limpe com uma esponja. Se as prateleiras estão em mal estado coloque-as de molho em água quente. Adicione meia xícara de vinagre e ¾ xícara de detergente, deixe as prateleiras de molho por duas horas e, em seguida, lave-as.

9 – Renove seus armários com ingredientes simples que você já possui.

Como os materiais do armário e da despensa variam, o processo de limpeza do gabinete deve ser simples: use água quente e um pano descartável ou toalha de papel para limpar.Para remover a gordura, misture uma pasta de 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio, ½ colher de sopa de detergente e ½ colher de sopa de água.

10 – O segredo para limpar a cafeteira é…

uma mistura de 50/50 de água e vinagre branco. Sim, é isso. Coloque essa mistura na cafeteira e ligue-a. Na metade do ciclo, desligue por pelo menos 30 minutos – permitindo que a mistura limpe a sua máquina a vapor – antes de ligar novamente para terminar. Termine com dois ou três ciclos de apenas água.

11 – Remova as manchas dos tapetes

A melhor maneira de tirar uma mancha em qualquer tapete, especialmente quando é novo, é simplesmente limpá-lo com água. Isso retira qualquer excesso de material. Em seguida, aplique sua arma secreta: creme de barbear. Aplique o creme diretamente na mancha, deixe descansar por 30 minutos e depois aplique outra vez. Pulverize a mancha com uma mistura de 50/50 de vinagre e água.

12 – Limpe as janelas.

Lave suas janelas em um dia nublado para evitar estrias. E esqueça o limpador de vidros tradicional: misture 8 partes de água para 1 parte de vinagre para uma solução caseira. Em seguida, limpe os painéis com um filtro de café ou jornal. Parece insano, mas funciona.

13 – Limpe rapidamente as suas persianas.

Como a maior parte do que você encontra nas persianas é poeira, aconselhamos a limpeza seco.Use o seu prático pano de microfibra para limpar o lado convexo das persianas, de cima para baixo. Em seguida, vire a haste e repita do outro lado. Ou ganhe tempo enrolando um pano limpo em pinças de culinária. Passe a pinça na persiana para limpar os dois lados ao mesmo tempo.Por último, mas não menos importante, aspire qualquer poeira derramada.

14 – Recupere os pisos de madeira

Tome cuidado adequado de seus pisos de madeira. Primeiro, você precisará aspirar ou varrer com uma vassoura de pelos macios. Em seguida, encha um balde com água morna e adicione ¼ xícara de vinagre branco ou limpador multiuso. Mergulhe a toalha de microfibra na solução, torça-a e prenda-a a uma alça de esfregão.Importante: Tome especial cuidado para não molhar o chão durante a limpeza. E não se esqueça de limpar o excesso de água quando terminar.

15 –  Renove a aparência do seu carpete – e o cheiro também.

Você pode simplesmente polvilhar bicarbonato de sódio no tapete e aspirar após, pelo menos, 30 minutos. Adicione algumas gotas de seu óleo essencial favorito para um toque extra fresco.Para manchas particularmente difíceis, pulverize-o com uma mistura de água e vinagre branco 1: 1. Enxague com água e use as mãos para reajustar os pelos do tapete na direção natural. Seque com uma toalha de papel.

16 –  Limpe os vidros do box.

A recomendação é revestir a superfície do box com uma mistura de 1: 1 de bicarbonato de sódio e água, em seguida, pulverizar com uma combinação 1: 1 de vinagre e água antes de limpá-lo.

17 –  Use vinagre para limpar suas cortinas de chuveiro.

Lave a mão sob água morna com um pano de microfibra e bicarbonato de sódio. Você também pode colocá-lo na lavagem da máquina com vinagre e bicarbonato de sódio OU um detergente suave.Ênfase no “ou”, a menos que você queira que sua lavadora de roupas entre em erupção como um vulcão.

18 –  Cuidados com o chuveiro

Tente este truque simples para desentupir o seu chuveiro. Derrame vinagre branco em um saco plástico e prenda-o ao chuveiro com um elástico. Deixe de molho por uma hora antes de limpar com um pano úmido.

19 –  Limpe o rejunte de cozinha e banheiro.

Polvilhe um pouco de bicarbonato de sódio o rejunte, tomando cuidado para cobrir todas as áreas afetadas.Encha um frasco de spray com vinagre branco e borrife no bicarbonato.Deixe a mistura borbulhar por alguns minutos, mas não por muito tempo, senão a sujeira se acomodará novamente.Esfregue com uma escova de dentes velha.

20 –  Limpe seu ferro como o sal grosso.

Desconecte e certifique-se de que o ferro esteja totalmente frio. Em seguida, coloque papel manteiga ou uma toalha de papel em uma superfície plana e polvilhe uma colher de sopa de sal grosso por cima. Ligue o ferro e coloque-o na posição mais alta, mas desligue o vapor (se houver). Pressione levemente o ferro no papel salgado, movendo-o para frente e para trás algumas vezes até que a placa esteja limpa. Desligue e deixe esfriar.

21 –  Use uma solução caseira para limpar a tela do seu computador.

Lembre-se da mistura mágica que você usou no seu limpador de café? Aquela que era apenas água e vinagre branco? Acontece que funciona para limpar o seu computador também. Pulverize e limpe com o seu pano de microfibra.

22 –  Ganhe espaço.

Tudo feito? Parabéns! Não há nada como a satisfação de uma casa profundamente limpa. Exceto, claro, uma casa profundamente limpa e espaçosa.  Então, ganhe espaço para a primavera!Embale tudo o que é usado somente nos meses mais frios. Casacos pesados, cachecóis, edredons, cobertores.  Coloque em sacos do tipo vacbag (atenção, existem exceções) para diminuir o volume e guarde em armários ou prateleiras altas.

BEM-VINDA PRIMAVERA!

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *