A atividade de Organizadora Profissional, ou Personal Organizer, surgiu há mais de 30 anos nos EUA, mas poucas pessoas a conhecem.
Esse serviço não existe, ainda hoje, em muitos países. E em outros é muito pouco conhecido, como no Brasil e no Canadá.
E mesmo onde é um serviço conhecido, a maioria das pessoas não ENTENDE o que é, o que fazem as chamadas PERSONAL ORGANIZERS.
Nesse artigo eu explico direitinho quem somos, o que fazemos, qual o nosso objetivo.
Somos pessoas que nasceram com o dom da organização, ou que simplesmente desenvolveram a habilidade da organização. Mas um fator é comum a todas nós: o AMOR PELA ORGANIZAÇÃO.
Nós estudamos, nos aperfeiçoamos, fizemos cursos de capacitação e especializações, participamos de congressos e workshops.
INVESTIMOS nosso tempo, nossa energia e nosso dinheiro para sermos quem somos e fazer o que fazemos.
Muitas pessoas, principalmente no Brasil, confundem as Organizadores Profissionais (ou Personal Organizers ou POs, como nos chamamos entre nós) com faxineiras de luxo.
Por ainda não ser uma profissão reconhecida e nem regulamentada no Brasil, as pessoas acham que não existe uma qualificação profissional e acabam contratando pessoas que não têm a menor capacitação técnica para executar essse tipo de serviço.
Pessoas que, por acharem que nasceram organizadas, podem se intitular Organizadoras Profissionais. E não é assim.
Na nossa formação aprendemos técnicas e desenvolvemos sistemas e procedimentos que visam atender a demanda individual de cada cliente. Não é simplesmente dobrar a roupa, agrupar por cores e ir embora. Nosso trabalho vai muito além disso.
Escutei uma vez de um cliente que nós “não arrumamos simplesmente. É um resgate da história”. E isso é muito sério e importante.
Resgatar memórias, facilitar a rotina, transformar a vida são os nossos objetvos como profissionais capacitadas e CERTIFICADAS.
Por causa, principalmente, de programas de TV sobre organização, as pessoas acham que só ajudamos pessoas preguiçosas ou acumuladoras. Não!
Nós ajudamos todos os tipos de pessoas. Algumas desorganizadas, algumas muito organizadas, algumas consumidoras compulsivas, outras minimalistas. Algumas clientes querem se envolver, outras não, algumas querem ser guiadas, outras sabem exatamente o que querem.
Assim como as pessoas pagam para fazer as unhas, para alguém passear com os cachorros, para (juro que já vi) encaparem os livros escolares de seus filhos, elas também pagam para que as Organizadoras Profissionais organizem suas residências e/ou locais de trabalho.
Nós ajudamos pessoas que se sentem sobrecarregadas, sem energia, sem tempo; não sabem por onde começar, têm dificuldade em tomar decisões; precisam de orientação e motivação. Algumas nunca conseguem encontrar nada em casa, alumas acabaram de se mudar e querem montar sua nova casa de maneira funcional e bonita.
Existem casos mais específicos como as que precisam de ajuda para organizar as coisas após a morte de um membro da família ou quer organizar suas coleções.
E atuamos também na parte corporativa: empresários que precisam organizar seus arquivos e estoques, por exemplo.
Receber alguém na sua casa tomada pelo caos pode ser realmente desconfortável. Mas esse é o trabalho da organizadora profissional e, vamos combinar, sem o seu caos não haveria trabalho para nós.
Quando vamos visitar um cliente, esperamos realmente que seja caótico e bagunçado. Garanto que já vimos de tudo. Aqui no site você pode ver o resultado de alguns trabalhos. Vá até a galeria!
Pense como se fosse consultar um médico especialista em algum problema que pode ser embaraçoso se você falar em público, mas que para ele é rotina pura!
Vamos à sua casa, conversamos sobre você, suas necessidades, seus objetivos e visão para sua casa.
Nós damos conselhos personalizados de organização e buscamos soluções para o seu problema.
Estamos aqui para encorajar, motivar e apoiar nossos clientes.
Após a consulta, que a maioria de nós chama de VISITA TÉCNICA OU VISITA DE AVALIAÇÃO, você saberá se podemos ajudar. Algumas POs (personal organizers) cobram por essa visita, outras não.
E depois?
Nós não organizamos as suas coisas e simplesmente vamos embora.
Nós criamos sistemas que irão te ajudar a manter a organização.
O que isso significa? Isso significa que você não deve demorar mais do que 5 minutos para guardar as coisas à noite.
Como funciona? Quando cada item tem um local certo é fácil e até divertido, pois você tem uma sensação de realização, de controle sobre sua casa, sobre sua vida.
Ah, mas é muito caro!
Não, não é! Vamos falar de PREÇO e de VALOR!
Em economia, preço é o valor monetário expresso numericamente associado a uma mercadoria, serviço ou patrimônio.
O valor é a importância que um indivíduo dá a determinado bem ou serviço. O valor se define como o grau de satisfação entre expectativas e necessidades que são atendidas por um produto ou serviço.
Um exemplo da diferença entre os dois são os itens de colecionador: para algumas pessoas não significam absolutamente nada, e o preço desses itens parece um absurdo. Enquanto isso, os colecionadores vêem as peças como algo especial e se dispõem a pagar altos preços.
Enquanto o preço é algo que se baseia em dados palpáveis, que podem ser facilmente calculados, o valor é algo muito relativo e abstrato.
Agregar valor é tornar as coisas especiais, fazer com que se perceba que os benefícios que se pode obter com um produto ou serviço estão muito acima da quantia necessária para adquiri-lo.
E, garantimos, o VALOR do nosso serviço é incalculável. Como poderíamos colocar “preço” em uma foto única, perdida há anos e que foi encontrada durante uma organização? Como podemos mensurar o prazer de viver num lar organizado, onde não perdemos tempo e nem dinheiro comprando ou procurando o que temos e nem sabemos onde está? Como saber quanto custa o estresse de viver ou trabalhar num ambiente bagunçado e caótico?
Só quando o cliente é capaz de perceber esse valor é que ele consegue adquirir a sensação de que a aquisição, não importa qual o preço investido foi, de fato, um negócio vantajoso.
Solicite uma visita e faça um orçamento.